O Clima profissional favorável está diretamente associado á produtividade!
Quando se pretende ter colaboradores motivados e um bom clima dentro da organização é importante trabalhar a questão da Recompensa para o colaborador.
A remuneração do colaborador deve ser baseada em 3 fatores básicos que são:
- Remuneração Básica:
A remuneração básica consiste no salário mensal ou por hora base que a empresa exerce basicamente para seus funcionários.
- Incentivos Salariais:
Os incentivos são bônus que exercem o papel de incentivo além do já usual salário. Como por exemplo, participações em resultados ou comissões.
- Beneficios:
Já os benefícios são o auxílio que a empresa presta na qualidade de vida do colaborador como por exemplo seguros de vida e saúde, ou até mesmo refeições subsidiadas.
Mas as recompensas organizacionais não precisam ser necessariamente financeiras em todos os casos. As recompensas quando são financeiras podem ser diretas ou indiretas.
Recompensas diretas são recompensas que envolvem prêmios, comissões, acréscimos salariais. Isso tudo envolve o financeiro diretamente.
Já as recompensas indiretas envolvem férias, horas-extras e adicionais.
As recompensas não financeiras são características muitas vezes buscadas por colaboradores em uma empresa. São característica que buscam melhorar mais a vida do funcionário em busca de um melhor rendimento. Essas recompensas são coisas como a segurança no emprego, qualidade de vida como funcionário, promoções e oportunidades, reconhecimento e auto-estima entre outras coisas.
Deixe um comentário